QUEM SOU EU

Minha foto
Rio, RJ, Brazil
Arquiteta wilmabarrox@yahoo.com.br

POSTAGENS

domingo, 3 de janeiro de 2010

CAMA - Móvel passou por uma série de transformações

Desde o Antigo Egito, móvel passou por uma série de transformações
publicado em 28/12/2009 às 10:11 | Fonte: O Globo
categorias: últimas notícias
tags: antigo egito, cama de ouro, exposição, faraóes, ferro, móveis, móveis velhos., móvel, peças antigas, série de transformações, transformações, tutankhamon
Diz a lenda que Tutankhamon, o mais famoso dos faraós, dormia numa cama com molduras de ébano forradas de ouro. O tempo passou e, no século 18, surgiram as cabeceiras estofadas e os dosséis. Os modelos de ferro foram apresentados numa exposição em Londres, em 1851.

“Os antigos egípcios tinham camas dobráveis, com suportes especiais para as cabeças. Com o tempo, o móvel ficou mais confortável e ganhou um design mais simples, de acordo com as necessidades contemporâneas. Hoje, o menos é mais”, ressalta a arquiteta Monique Granja.

A reboque do estilo art nouveau, por volta de 1900, apareceram modelos com detalhes em demasia, que tiveram vida curta. A consagração do mais popular entre os móveis aconteceu nos anos 1920, com os lançamentos de peças assinadas por nomes famosos como Le Corbusier e Charlotte Perriand.

NO FENG SHUI, ORIENTAÇÃO PARA O POSICIONAMENTO DO MÓVEL - Para o arquiteto Rômulo Castro, a cama pode - ou não - ser uma grande aliada da decoração. Daí, a importância de acertar na escolha do modelo:

“Nos quartos pequenos, como o espaço não permite o uso de muitos móveis, é aconselhável usar uma cabeceira leve, mas atraente. Para quem gosta de ler na cama, uma opção prática é usar almofadas presas por alças a um varão de cortina.”

O feng shui, antiga arte chinesa que busca a harmonia dentro de casa, também reserva algumas orientações para o posicionamento da cama. O móvel não pode ficar com os pés voltados para a porta do quarto - esta posição, para os chineses, remete aos velórios realizados em casa. Outra dica é não encostar a cama na parede em que, do outro lado, esteja a pia ou o vaso sanitário do banheiro. Traz energias negativas.

“É imprescindível manter boa circulação no quarto. Para isso, o ideal é ter uma média de espaço de 70 centímetros entre os móveis”, destaca a arquiteta Ana Paula Violland.

FABRICAÇÃO DE COLCHÕES TAMBÉM AUMENTOU EM 2008 - Os colchões também ganharam importância nos últimos tempos, com modelos ortopédicos e terapêuticos. Segundo o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), a produção do modelo de casal cresceu em 2008: foram produzidos 16,8 milhões, contra 15,4 milhões do ano anterior. Já a produção do modelo de solteiro caiu: 9,4 milhões em 2008, contra 9,6 milhões em 2007.

Um comentário:

Adriana araujo disse...

Oi Wilma, gostaria de sua ajuda para resolver um problema de infiltraçao em todas as paredes de minha casa(de acordo com o post que você publicou no seguinte link http://wbarrosarquiteta.blogspot.com/2008/08/infiltrao-em-paredes.html). Ocorre que o lugar onde moro é proximo a um rio e o solo é muito úmido.A construção tem uma boa extrutura (ferros e sapatas) base para lage. receio também como a Míriam Almeida, pois até mesmo o reboco está se desfazendo próximo ao rodapé, já deixando a mostra os tijolos.Coloquei ceramica nas paredes externas mas percebi que as paredes internas ficaram ainda mais umidas e estão se desmanchando. Esta construção tem mais ou menos um ano e meio.Já pensei em ir rasgando as paredes paralelamente ao solo e ir colocando manta asfáltica,lona e outros (isso gradativamente)e refazendo o rasgo para que a umidade não suba. Imagino que a umidade continuaria no piso, mas acho que já melhoraria a estética.Peço orientaçoes. Obrigado! Adriana.