QUEM SOU EU

Minha foto
Rio, RJ, Brazil
Arquiteta wilmabarrox@yahoo.com.br

POSTAGENS

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Recomendações para investimento em imóveis.

Recomendações para investimento em imóveis.

Antes de qualquer investimento em imóveis uma busca junto a prefeitura, nos departamentos responsáveis pelo urbanismo e obras da cidade é tão importante quanto verificar a situação junto ao setor fazendário.
Muitos verificam se o imóvel não tem dívidas mas esquecem das questões que os envolvem, por exemplo:

  • Abertura e alargamento de novas ruas e avenidas no local.
  • As atividades permitidas nas áreas específicas da cidade - Zoneamentos, PACs, Patrimônio Histórico, Meio Ambiente, Fiscalização Sanitária, etc. Muitas vezes o investidor compra um imóvel pretendendo, por exemplo, montar uma oficina mecânica, e depois verifica que a legislação não permite essa atividade na área em que se encontra o lote.
  • As questões ambientais estão cada vez mais em destaque , então se comprar um terreno arborizado, vai precisar de verificação sobre a possível derrubada de árvores.
  • Os despejos sanitários e sua viabilização também são fatores importantes.
  • Se o imóvel for dentro de um condomínio ou loteamento, verifique se o mesmo foi legalizado, caso contrário muitas serão as questões a resolver.
  • Um arquiteto está habilitado para fazer essas verificações, que inclusíve são essenciais para elaboração dos projetos.
  • No contrato exija do profissional que o projeto atenda as exigências da legislação. Assim você fará ecônomia e evitará aborrecimentos.
Já ouvi muitas pessoas culparem os órgãos da prefeitura pelas dificuldades em seus empreendimentos, mas a maioria delas é por falta da observância da legislação.
A lei é para todos, o que lhe incomoda na construção do vizinho pode ser o mesmo que vai fazer com que você incomode a outros.
As leis servem para ordenar a cidade, se com sua existência , já temos tanto caos urbano, imagine se nada fosse regulamentado.
Nós não estamos acostumados a lutar por nossos direitos mas, as vezes denunciar uma irregularidade é a única forma de conter um êrro que irá nos prejudicar no futuro. Sem contar, que muitas vezes, essas irregularidades desvalorizam não só o imóvel responsável por ela mas todo o entorno

Nenhum comentário: